sábado, maio 29, 2010

Cromito Ergo Sum

Ao longo das últimas semanas fui trocando cromos com inúmeras pessoas nas mais diversas situações. No CC Amoreiras, no CC Vasco da Gama, no Parque Eduardo VII, no Chiado, sempre com desconhecidos {até então}, sempre com marcação prévia via internet, nomeadamente através da página dedicada criada no Facebook. Também houve as trocas ocasionais com alguns filhos de alguns amigos meus. Mas o ambiente de eleição, o local mais adequado e aprazível e os parceiros mais curtidos são o Jardim da Parada, o parque infantil e o grupinho de 3 putos que por lá andam, dia sim dia não, ao final da tarde, respectivamente.

Praticamente todos os dias, após apanhar a Júlia na creche, dirijo-me ao parque infantil com ela. E praticamente todos os dias me encontro lá com o Rafael {aka "Rafa"}, com o Dias {aka "Cid", aka "Ciclista"} e com o Francisco {aka "Didi"}. Mal chego, tiro a miúda do carrinho, levanto os olhos para o cimo da torre de madeira onde eles costumam assentar praça e pergunto «Então, como estamos de repetidos hoje?». Saltam lá de cima para o andar térreo da estrutura e, sem ser preciso dizer nada, começamos todos a tomar posições e a preparar os molhos dos repetidos. Até ontem à tarde o ritual era o seguinte: eu comparava os repetidos de cada um deles com a minha lista, retirava do monte os que não tinha e depois de os contar {digamos que eram 7} passava-lhes para a mão o meu monte e eles retiravam os tais 7 {que quase sempre acabavam por ser 10, ou 12, ou 15...; que querem?, sou um tipo porreiro...}.

Pois ontem o cenário mudou. O "Rafa" tem-se aplicado, ou melhor, o pai dele tem andado a trabalhar em exclusivo para a Panini..., e agora é ele quem está mais próximo do fim. Ontem faltavam-lhe 20 contra os meus 40 e poucos. Isto significa que fui eu quem começou por ver os repetidos dele {para cima de 200...}. Encontrei 9, uma boa colheita. Depois, foi a vez dele. Encontrou 1... «Chiça, só vou poder trocar 1 contigo, Rafa...», exclamei desanimado. «Não, senhor. Pode ficar com os 9.» «Rafa, nada disso, troca é troca, é 1 por 1...» «Então e os que o senhor já me foi dando ao longo dos tempos? Fique lá com eles. É que nem se fala mais nisso.» Lindo! Grande "Rafa". Depois foi a vez do "Cid". No monte dele apenas encontrei 1 cromo em falta. «Xiiii..., estou com azar» «Não desesperes Cid, o Rafa deu-me agora mesmo 9 por 1. Dá-me esse e tira lá 9. E assim retribuímos, e assim agradecemos ao anterior e servimos o próximo.» Lindo! Todos percebemos a importância da coisa. E seguimos com o ciclo. O devir.

Sem comentários: