Ainda o mês passado andei aí uns dias meio fascinado com este artigo da Wired, sobre o prémio de 1 milhão de dólares oferecido pela Netflix a quem melhore em 10% o seu algoritmo de classificação, atribuição de estrelas e, logo, de recomendação de filmes. Tudo o que isso envolve e as dinâmicas de competição que surgiram, para além do fascínio inerente aos exercícios mentais deste género... e tudo por mais 10% de resultados!
Hoje deparei-me, via The Ironic Sans, com este interesantíssimo jogo destinado a um fim em tudo similar. Trata-se do Video Store Clerk e a ideia é fazermos de empregado de balcão de um vídeoclube e adivinharmos (7 em 10) qual a classificação que um cliente faz de determinado filme, baseando-nos nas 3 últimas classificações desse mesmo cliente. É lindo!
Aditivo quanto baste... Sem ajuda do IMDB e apenas à segunda tentativa consegui um honroso 6.º lugar do corrente dia (existem a lista geral e a lista diária) mas ainda, devo confessar, a léguas (muitas léguas) dos lugares cimeiros. Também só explorei duas ou três categorias de filmes, e são várias. Para quem ama filmes (desde a comédia mais bacoca ao Kurosawa mais inóspito; porque aqui o objectivo não são os nossos gostos mas sim adivinhar o gosto alheio...), para quem curte a cena dos jogos online (qual online... jogos, pura e simplesmente), para quem algum dia sonhou em trabalhar num vídeoclube (...), este jogo é indispensável. Amanhã volto lá!
Há 10 anos
2 comentários:
Olá Carlos
não estamos conseguindo dormir por causa do jogo. Vamos ter que levar o laptop para Visconde de Mauá. O vício é uma merda.
beijos zé e paulinha
PS: como esta o novo ser?
Eu sabia que vocês iam gostar... a Paulinha com a mania dos jogos aditivos online e tu com o teu background cinéfilo... Mas é engraçado, não é? E, pelos vistos, agora és tu que não vais querer sair de casa... lol.
O novo ser está óptimo! Um centímetro virgula oito! Abrirá os olhos lá para o fim de Novembro! A mãe, por outro lado, está num enjoo total... mas isso vai ser um problema vosso não tarda nada... LOL!
(reparaste na quantidade de pontos de exclamação? eh eh, está tudo dito...)
Enviar um comentário