sábado, janeiro 05, 2008

Gestapo Gestaltung

Na sequência do post anterior, ou seja, na sequência da viagem do meu cunhado a Berlim, e da respectiva obtenção de novo material versando o universo Stauffenberg, eis as últimas descobertas. Para quem se interesse por matéria gráfica, aqui vos deixo duas preciosidades (vale a pena clicar para ampliar para observar). Não me é possível não ficar maravilhado perante estes exemplos de trabalho gráfico!




O primeiro diagrama (Verão de 1944) é um exercício de reconstrução do possível futuro gabinete de governo da Alemanha, caso o golpe vingasse. Reconstrução feita na base das investigações efectuadas pela Gestapo e outros serviços não é, contudo, totalmente certeiro mas estabelece a forte relação entre a esfera militar e a esfera civil. Foi decerto utilizado como base para as rusgas que se seguiram ao golpe e que levaram à morte de tantos destes elementos.
O segundo diagrama (datado de 9 de Agosto de 1944) é um exercício que tenta traçar o local da proveniência, a autoria da proveniência e as respectivas deslocações de vários engenhos explosivos, todos com a intenção de assassinar o Führer, com particular enfoque no de Julho de 1944.
São dois trabalhos realizados por membros/funcionários da Gestapo após o golpe falhado de 20 de Julho de 1944. Que membros/funcionários? Qual o departamento? Haveria um departamento gráfico? Se sim, como operava e quem operava? Se não havia, quem fez isto? Um simples secretário, um estenógrafo? Todas estas questões me intrigam sobremaneira. Imaginar estes documentos a nascer algures na Alemanha Nazi, em secretárias de mogno ou em estiradores de faia, por oficiais armados ou por técnicos de bata, é um exercício fascinante. O segundo diagrama está assinado — Zeichnung: RSHA, IV Z?t. (Tischler) 9.8.44 —, donde podemos concluir que um tal Tischler, funcionário da RSHA (este mesma sigla aparece no diagrama propriamente dito, logo deve ser um departamento da polícia em particular) foi o responsável pelo design (zeichnung) do dito diagrama. À falta de respostas mais concretas, resta-nos a imaginação e o deleite perante estes dois exemplares. As setas, as caixas, os filetes, os textos e a estrutura sequencial traçando uma narrativa (no 2.º diagrama) são geniais. Bom, bem sei que já estou quase a entrar no campo do delírio (os diagramas são porreiros, mas...), mas imaginar estes tipos da Gestapo com acesso ao Powerpoint... ah, pois, imaginem lá o cenário, talvez este software fosse hoje algo de fantástico na nossa vida contemporânea... talvez hoje o Tufte não tivesse razão... lol. E se estes tipos tivessem tido acesso ao Illustrator?!...


Actualização /// Entretanto averiguei alguns pontos. RSHA corresponde a Reichssicherheitshauptamt (Reich Security Main Office). Este "ministério" da segurança do reich estava subordinado às SS (tinha como dirigentes máximos os sinistros Heydrich e Kaltenbrunner, após a morte do primeiro) e englobava as seguintes polícias: Sicherheitsdienst (SD, Segurança), Geheime Staatspolizei (Gestapo, Secreta) e Kriminalpolizei (Criminal). RSHA IV era precisamente o departamento da Gestapo no tal "ministério", logo um tal Tischler, ou alguém sobre as ordens de um tal Tischler, funcionário do Amt IV (departamento da Gestapo), é o autor do 2.º diagrama.

1 comentário:

Pedro Alvim disse...

Boa! Mapeamento Gestapiano. Curioso, não imaginava que a Gestapo estivesse subordinada às SS. Pelo contrário, pensava que existiria alguma rivalidade entre as duas.
Tischler - investiga lá o senhor. É mesmo para ti :-)