quinta-feira, novembro 22, 2007

Chávez (3)

Chavez: Inside the Coup (2003), documentário de Kim Bartley e Donnacha O'Briain.

Há já uns meses que tento comprar este documentário mas não anda fácil. Nem no eBay (em bootleg version) se encontra actualmente. No Youtube, pelo contrário, embora difícil, encontra-se disponível em várias partes. Aqui ficam as possíveis (faltam 2 partes; prometo completar se possível). Aconselho vivamente, pois, que visionem os vídeos abaixo.


parte 1


parte 2


parte 3


parte 4


parte 5
(em falta; é pena, pois nesta, pelo que me contaram, assiste-se a uma interessante reunião do Governo golpista na qual fica escancarada a falta de legitimidade e responsabilidade democrática por parte do mesmo)

parte 6


parte 7
(em falta; o final do documentário)


Posto isto, só apetece dizer que só não vê quem não quer ver. Todas as recentes reacções e discussões acerca de Chávez e da Venezuela são reféns da falta de uma visão ampla e aberta à diferença, talvez da falta de um pensamento mestiço (aqui). Sim, estamos reféns das nossas ideias e ideais de Democracia. Como criadores da mesma (achamos nós) saímos em sua defesa à semelhança das bandas que saiem em defesa da sua música querendo com isso, e por isso, cercear a partilha de mp3 e afins. Democracia com royalties? Isso é um absurdo! Que olhemos para a Venezuela, ou outros locais por aí fora, e não nos revejamos, não nos identifiquemos, isso não deve ser um problema. Se o é, talvez esteja na altura de olharmos para nós próprios e identificarmos a razão pela qual não conseguimos deixar parte considerável do planeta viver em paz, ou em guerra se tal for a vontade. Nós (e está na altura de dizer, para os mais distraídos, que nós é o chamado Ocidente) aceitamos com muita dificuldade outros modelos de governação, outras dinâmicas de viver a vida, e isso é triste e redutor. Para nós mesmos. Olhando o documentário irlandês facilmente dá para ver que não sabemos (não queremos saber) da missa a metade. Mas a metade que nos servem basta?


[O meu agradecimento a kbcmighty pelos vídeos / Thanks to kbcmighty for the videos]

2 comentários:

aquelabruxa disse...

REVOLUCAO, JÁ!
ainda dizes que sou bruxa?
somebody shoot them all in the head!

anauel disse...

1º - Revolução sempre (que se necessite)!
2º - Tu é que dizes ser bruxa...
3º - Someone talk sense to their heads!
4º - Folgo em saber que a winter depression está em vias de acabar... já estava a estranhar tanto silêncio.
5º - Beijinhos e abraços!