terça-feira, março 31, 2009

De útrás a kreppa é só um instantinho...

Belíssima reportagem de João Moreira Salles sobre a recente perda da inocência da Islândia, e dos islandeses, e da sua atribulada aventura financeira, cultural e social. Uma história absolutamente fantástica, que daria sem sombra de dúvida um belíssimo romance {e não páro de pensar que Michel Tournier seria ideal para tal empresa}.

Ah, claro, e onde é que se pode ler tal peça de jornalismo à maneira? Na Piauí, como não podia deixar de ser. Vale mesmo a pena. É só seguir o link. A Piauí actualmente exige registo no site para se poder ler certos artigos, mas é gratuito e vale bem o esforço.

quinta-feira, março 26, 2009

WWWOOOOOOOOOOOOOWWWWW!!!!!!!!













O cunhadão trouxe-me um CD com buédacenasbuédaloucas lá dentro, mas estes é que me estão a encher as medidas!!! Quero ver!!! No final de Maio passam por Madrid e Barcelona. será possível que ninguém os traga até cá?!? Pleeeeaase! Vá lá...

{Crystal Antlers – myspace}

domingo, março 22, 2009

Safa!

Angelina Jolie, Madonna, Marilyn Monroe, Ava Gardner, Grace Kelly, Sophia Loren. Tudo tipas que ilustraram, languidamente, lascivamente, elegantemente, badalhocamente, as últimas entradas da rubrica "Eu hoje acordei assim..." desse blog inexplicável que dá pelo nome de Bomba Inteligente. É por tal que não deixa de ser extremamente curioso, para não dizer altamente desonesto, ouvir {agora mesmo, na Rádio Europa} a senhora Quevedo lançar postas de pescada contra a pretensa perda de moral da sociedade contemporânea, vergada que está perante o aspecto, os looks vários, enfim, a ditadura da imagem. Ele há cada uma...

sexta-feira, março 20, 2009

Ó pai, ó pai...

É impressão minha ou este ano o Dia do Pai ganhou uma dimensão anormalmente grande? A quantidade de blogs {alguns tão insuspeitos que até me surpreenderam...} que por aí fora fizeram questão de assinalar o dito dia é imensa. O ano passado este dia passou, mais ou menos, ao lado. Há dois atrás, não me dei ao trabalho de averiguar, mas suspeito que ainda mais em claro ficou. Explicação possível? Deve ser da crise... {já se sabe que quando a coisa aperta só resta o pai}. Ou será da histeria em torno do bicentenário de Darwin?


Pequena nota: Eu sou o que se poderia considerar um filho desnaturado. Nunca liguei muito a sério a este dia, bem pelo contrário; este ano até o deixei passar... Mas uma coisa é certa. Como não pensar no meu pai diariamente quando olho para a "minha" Júlia e só o vejo a ele, e à mãe dele, e ao pai dele?

quarta-feira, março 18, 2009

The Virgin Prunes

Esta conversa à volta dos Easterhouse – dos quais, diga-se em abono da verdade, nunca gostei muito; devo tê-los ouvido intensamente durante um mês ou dois à conta do camarada Alvim... – levou-me, inexplicavelmente?, a uma outra banda, essa sim, também dos idos de 80 {acabaram em 1986} mas da qual gostei muito, muito, muito. The Virgin Prunes, uma daquelas bandas que terei sempre pena de nunca ter visto em concerto. Mas, que se dane, sempre temos o YouTube...













Mas o melhor mesmo é um dos múltiplos comentários que se podem encontrar no YouTube – «my mom loved them in high school and she went to one of there concerts and they spit on her and kick her in the face haha»

terça-feira, março 17, 2009

Twisted

Isto aqui é mesmo verdade. Por aqui também é motivo para indagação. Aqui a resposta também ainda não chegou. Eu junto-me ao grupo e, para além de não perceber qual a verdadeira intenção, logo qual o interesse, do Twitter, pergunto-me – porquê a cena dos 140 bytes/caracteres? Não podiam ser menos? Faz-me lembrar as palavras do fascista do Steve Jobs, que quando indagado acerca do desinteresse da Apple em competir com o Kindle respondeu «people don't read anymore». Porque será?

Além do mais, se o Twitter fosse a ferramenta oficial como é que o Daniel me faria relembrar os sons desses comunas dos idos de 80?

Ah, e este post tem exactamente 551 caracteres. Toma!

Osmose?

As personagens do post anterior fizeram-me lembrar as mesas do poder fotografadas há uns anos por outra artista/fotógrafa holandesa, de seu nome Jacqueline Hassink. Lembrei-me dessas mesas porque não deixo de pensar em como serão as reuniões de direcção da Ordem dos Notários... lol. E de como olho para essas mesas com o mesmo fascínio com que olho estes tabeliães. Pessoas e objectos sofrerão as mesmas alterações quando expostas a cenários e ambientes de poder?


Este filminho não revela nem um centésimo da força das fotografias de Hassink, nem mostra o resto do interessantíssimo projecto, mas é o que há...

segunda-feira, março 16, 2009

Tabeliães

Preciso de um documento autenticado por um notário. Dou uma vista de olhos na internet a ver se há uma lista dos notários em Lisboa. Vou dar com o website da Ordem dos Notários. E descubro que a Rineke Dijkstra deu mais uma saltada a Portugal...



Estas fotografias dos membros da direcção da Ordem dos Notários não estão, pasmem-se, ou talvez não, assinadas; não são, claro está, da Rineke Dijkstra mas são um assombro. Adoro-as pura e simplesmente.

PS — Ah, e cliquem nelas, por favor; explorem-nas ao máximo.

sábado, março 14, 2009

ZÁS, SMAS, PÁS

Ouvir a Ana afirmar, na televisão, que trabalhar no atendimento ao público nos SMAS lhe fez muito bem, sim senhora, foi algo de muito interessante.

domingo, março 08, 2009

Some people never go crazy. What truly horrible lives they must lead.

Poucos filmes podem gabar-se de resistir desta maneira a 22 anos de vida. Esta história toda em redor do The Wrestler fez-me querer rever esse long time no see que é Barfly. Vi-o {há 22 anos...} com o camarada Serafim, na sala 3 do King, munidos de uma garrafa de aguardente de figo {caseira, feita pelo pai de um colega nosso}, e saímos para a luz assassina de um fim de tarde de Verão, Avenida de Roma abaixo, com uma das mais estranhas bebedeiras da minha vida. É estupendo como passados 22 anos este filme continua fresco, honesto, bem disposto, com uma energia rara. Diálogos do caraças, ambientes à maneira {as rajadas de luz de cada vez que alguém entra nos bares são geniais!}, um Rourke do melhor, um par de pernas como não há muitos {e fossem só as pernas... long live Faye!}, o irmão do Stallone {lindo!} e o grande Jack Nance; sem dúvida, o melhor Schroeder de todos. Grande filme.


PS – Bom, é verdade que não há grande pachorra para a lamechice à volta da tontinha da editora de poesia, a Tully Sorensen. Mas, ainda assim, um grande filme.

Mitos urbanos {#2}

Não se iluda quem acha que é um sinal positivo o facto de Portugal ser o 4.º país da União Europeia com as menores desigualdades entre homens e mulheres ao nível dos valores salariais. Tal não significa que a igualdade é maior, apenas significa que os homens portugueses são, regra geral, mal pagos.

quarta-feira, março 04, 2009

Olha, olha, a minha primeira corrente...

Finalmente, uma corrente atravessou-se no meu caminho. Esta eu já conhecia, tem já algum tempo, mas por fim deu volta tal que me bateu à porta. Ora bem, boa, eis então a 5.ª frase completa, da página 161, do livro mais à mão, a saber, Os Irmãos Himmler {Katrin Himmler, 2005}.

«Alguns meses mais tarde compraram uma casa em Berlim Dahlem, onde a família viveu durante os anos seguintes.»

E lanço a corrente aos seguintes blogs: Il Miglior Fabro, The Ressabiator, Animais Domésticos e Histórias do Brasil e Stalker {que é para internacionalizar a coisa...}.