Shigeo Fukuda
4 de Fevereiro, 1932 – 11 de Janeiro, 2009
4 de Fevereiro, 1932 – 11 de Janeiro, 2009




Andei anos a namorar esta fantástica edição da Criterion nas prateleiras da Fnac {Chiado} e ontem, finalmente, adquiri-a. Em saldos! Redução de 50%. Lindo. Neste filme tudo é bom. Sobretudo a banda sonora, de Miles Davies, de qual aqui deixo um cheirinho. E hoje, chuva molha-tolos lá fora, um nevoeiro do caraças, o dia não podia estar mais apropriado para me encafuar no elevador... Going up!
Mais um de 1971. Não é um western genial, é certo. Mas tem um enorme Johnny Cash {os minutos iniciais em que ele anda por ali, empoeirado e barbudo e gadelhudo, são muito bons}, tem um Kirk Douglas igual a si mesmo {ele não é lá grande coisa, pois não?; mas porque é que sabe sempre bem vê-lo...?}, tem a estreia do jovem Keith Carradine {a par de McCabe e Mrs. Miller, do mesmo ano} e tem uma mulher de armas, que sabe o que quer e que não hesita em expressá-lo {Nora Tenneray, a mulher de Kirk}, o que é sempre bom num western. Mas tem acima de tudo um belíssimo texto, muito bem esgalhado, recheado de falas muito bem sacadas. A ver, sem sombra de dúvida.
Bom, este tem Charles Bronson {é preciso dizer algo mais...?}, tem Ursula Andress {é só manha, o raio da hellcat...} e tem um par de actores estrangeiros, exóticos, que não estamos habituados a ver com paisagens poeirentas em pano de fundo, nomeadamente Toshiro Mifune e Alain Delon! O samurai está caricato mas Delon então está muito curioso, no seu papel de pistoleiro canhoto, o Gauche, que numa onda toda estilosa lá se vai escapulindo com as massas do herói..



