terça-feira, junho 17, 2008

Portugal!, Portugal!, Portugal! [ler aos saltos]

Enquanto na RTP1 uns quantos discutem o papel e a imagem de Portugal lá fora {este "lá fora" é mortal... e José Neves mostro-o bem} e se o futebol é ou não factor de coesão ou de alienação da populaça, uma coisa é certa. Este artigo e esta fabulosa quanto deprimente fotografia, de anteontem, do Guardian, versando sobre o momento e o timing da declaração do Chel$ki em relação ao futuro de Scolari está online e não há nada a fazer... A meu ver {e o eficiente Carlos Coelho até podia colocar esta ideia em prática...} esta exemplar fotografia devia ser impressa aos milhares, em bom papel couché mate {ok, pode ser brilhante... sim, e no verso pode ter impressa uma marca qualquer}, e ser distribuída com a próxima edição do Expresso... Esta fotografia mostra mais deste país do que possamos {ou desejemos} imaginar. Esta fotografia mostra-nos o quão pouco separa a selecção nacional de uma qualquer repartição de finanças incompetente, de uma estação de correios ineficiente, de uma loja do cidadão cega, surda e muda...


{A foto podia ser de Jeff Wall, mas é antes de um tal Francisco Paraíso/AP}

6 comentários:

aquelabruxa disse...

mas porque é que cortas tanto na casaca de portugal? não há país perfeito!!
aqui há racismo, descriminação, maus salários, fascismo, chuva, frio, humidade, turistas, má comida... lol
(agora não consigo deixar de colocar um lol após cada comentário, espero que isto me passe depressa).

anauel disse...

E tu a dar-lhe... eu não corto na casaca (acredita que se o quisesse fazer, isto não parava nunca...), eu comento o que vejo e expresso o que sinto. Eu não estou contra, só não estou é a favor...

Que não há país perfeito sei eu! Mas experimenta antes dizê-lo ao resto da maralha... Porque eles andam convencidos que sim, que há país perfeito... Tu pensas que por aqui não há racismo, descriminação e maus salários? Também os há! Agora há é pouca gente capaz de admiti-lo. Ou não fosse isto o país dos brandos costumes... Brando só se for lume em que vamos cozendo...

A diferença é que por aí o futebol é um jogo, uma festa, uma oportunidade para saírem para a rua e não uma montra, uma prova de que o país é capaz (sabe-se lá de quê...), uma oportunidade bacoca para expressar um nacionalismo irritante. Aí sabem que há mais vida para além da bola, aqui não tenho tantas certezas...

aquelabruxa disse...

ainda bem que não estou aí... lol
mas aqui não há sol!!! :)

anauel disse...

Pois, mas aqui é tudo muito sofrido...

Já topaste bem a foto? Parece a última ceia... LOL É o tal sangue, suor e lágrimas... Sempre muita fé e muita boa vontade metidas ao barulho, como se a fé ganhasse jogos. Se a fé ganhasse jogos, o Vaticano ganhava os campeonatos todos, não era?

aquelabruxa disse...

acho que desta vez os holandeses vão conseguir... é tão engraçado, anda tudo de plumas laranja nas ruas, gajos e gajas, ou com uma fita de cabelo laranja, ou com uma gravata laranja, até as mortalhas "mascote" são laranja, que nojo!!

aquelabruxa disse...

merda... mas foi um bonito jogo.