quarta-feira, abril 30, 2008

Fantastisch Koninginnedag!



O Dia da Rainha ao longo dos (alguns) tempos. O dia de aniversário da Rainha Juliana Louise Marie Wilhelmina of Oranje-Nassau e não o da actual, sua filha, Beatrix Wilhelmina Armgard. Mas desde sempre um dia especial para muita gente. Mesmo que haja gente que a queira ver morta...


{as imagens foram sacadas da internet, sem eira nem beira, nem parece meu... mas agradeço a quem não conheço e creditei pelas mesmas}

6 comentários:

aquelabruxa disse...

a rainha come impostos, assim como os filhos e os filhos dos filhos dela, que são sempre muitos. só a princesa máxima recebe mais de 700 mil euros por ano para de vez em quando dizer adeus ao "povo" e comprar vestidos e engravidar. a reforma (mínima) de uma pessoa que trabalhou a vida toda na holanda são cerca de 1000 euros POR ANO!
o cartaz é simbólico, antimonárquico, até mesmo infantil, ela não precisa de morrer, mas se morresse não fazia falta nenhuma, especialmente ao "povo" ignorante que tanto a ama.
a monarquia é uma tradição mantida vergonhosamente em pleno século 21...

anauel disse...

1000 euros POR ANO?!?!?!
Menos de 100 euros por mês?!?!!?

ó bruxinha, tu só podes andar enganada...

Queres convencer-me de que as pensões portuguesas são mais elevadas do que as holandesas? Nããããã-me parece...

De resto, olha, fossem os males da Holanda e do Mundo a Princesa Máxima e a sua prole...

aquelabruxa disse...

sim, são cerca de 1000 euros por ano, recebi no outro dia informação sobre isso, a não ser que a empresa onde tenhas trabahado te pague mais. depois, se só tiveres direito a esses 1000 euros por ano (de reforma do estado), vais para a segurança social, que neste momento são cerca de 700 por mês = 8400 por ano. a máxima recebe só mais 691600. gosto tanto dela... faz tanto pela holanda :)

http://www.svb.nl/internet/uk/social_insurance_schemes/aow/aow_rates/index.jsp

999.72- 53.68= 946.04-30%(impostos)= 662.22 !! (achas muito?)
(acho que a máxima não paga impostos, nem serviços de saúde, etc, lol)

aquelabruxa disse...

toma lá o resto do link,
/aow/aow_rates/index.jsp

anauel disse...

Se acho muito? Não.

Mas 662,22 não são menos-de-100... são 6 vezes mais!
E de qualquer dos modos, muitos outros factores estão em jogo, como as comparticipações do Estado em medicamentos e afins (que aí devem ser bem mais superiores), por exemplo. Uma pensão holandesa será sempre superior à portuguesa, não te iludas...

Tu sabes que eu não sou monárquico, longe disso, mas quando celebro o 30 de Abril estou a celebrar um país mais do que um sistema político. Acontece que esse país é uma Monarquia e foi sempre como Monarquia que se construiu e cresceu enquanto grande país que é. E quanto ao povo ignorante que tanto a ama, bem, não pode ser todo assim tão ignorante, ou pode?

aquelabruxa disse...

lol
eu já sabia que me estava a meter em apuros ao opinar sobre este assunto aqui no anauel...
eu amo a holanda, não tenhas dúvidas, e os holandeses, mas não há povo perfeito, não há nada perfeito, e sim, são bastantes ignorantes com a merda do nacionalismo, racismo, e a porcaria da monarquia. sabes que o cartaz foi oficialmente proibido? é ridículo. e a polícia passou a noite a rondar a dita festa.
sim, o nível social da holanda é muito, mas muito superior ao de portugal, os hospitais parecem centros espaciais, e por exemplo tens hora marcada às 9:30 para declarar os impostos, chegas às 9:15 e sais de lá às 9:25, uma pessoa fica bem disposta!
mas desses 666 euros (ou lá que era) pagas 100 de serviço de saúde, 100 de electricidade, e 300 de renda, ficas com 100, não dá...
pronto, não me parece bem, tenho a certeza que não está bem, e não é por outros estarem piores que nós que nós temos de pensar: ah, tenho sorte, podia ser pior.
quer dizer, é bom saber que temos sorte, mas não fechemos os olhos ao que continua errado.
snap je, jonge ;)