terça-feira, março 25, 2008

Hoje ao almoço bebi uma Abadia Gold (uma cerveja gourmet frutada e seca ideal para acompanhar sabores suaves e frescos... bla bla bla)

Portugal (e os Portugueses) têm a ideia de que sabem fazer cerveja, de que por aqui se bebe boa cerveja. O mercado é inundado ciclicamente com cervejas de todas as formas e feitios como reflexo dessa mesma ideia e, claro, reforçando-a ainda mais. Mas uma coisa é certa. Portugal (e os Portugueses) não sabem fazer cerveja. Primeiro, sabem todas ao mesmo. As marcas e as gamas não páram de crescer e de se multiplicar mas a cerveja é sempre a mesma. Depois, todas elas arranham a boca, a língua e a garganta assim que as ingerimos e, numa verdadeira operação de pinça, invadem as nossas narinas com um manto gasoso indiscritível, tornando a experiência em algo assustador. Em suma, as cervejas que aqui se fazem não valem um flying fuck.
Mas qual, então, a razão deste mito? Eu atrevo-me a supor que muito se deve ao facto de, durante anos a fio, em tempos idos em que apenas existiam 2 cervejas..., os Portugueses, no Verão, se terem habituado a ouvir dos "camónes" que, sim, a cerveja lusa é "very good". E os Portugueses foram na conversa. Que durou o tempo suficiente para, vindo enfim o mercado, se iniciar esta verdadeira campanha insana. Os Portugueses esquecem-se é que os Alemães, os Holandeses, os Belgas, os Ingleses, só bebiam a Sagres e a Superbock porque não havia mais nada para beber. Mesmo aquele argumento de que os tipos gostam da cerveja portuguesa porque estão fartos das deles não pega. Quem se farta da Franziskaner? Da Hoegaarden? Da Chimay? Da Guiness? Por fim, o "very good" devia vir por serem bem-educados... ou porque, quando em férias, um Alemão, um Holandês, um Belga, um Inglês, não sabe dizer mais nada.


{Só para não me acusarem de ser, digamos, um traste, deixo uma ressalva e atestado de confiança quer à Sagres Preta quer à Cervejaria Lusitana}

1 comentário:

aquelabruxa disse...

deixa lá que a heineken ainda é pior. a cerveja em portugal sabe melhor que a hieneken, que sabe a detergente de lavar a louça.