sexta-feira, outubro 19, 2007

Heftig og begeistret...

... que é como quem diz Capitão Iglo em norueguês. Fora de brincadeira, parece que é o maior sucesso de bilheteira na Noruega, um verdadeiro filme de culto lá para aqueles lados, e percebe-se porquê. Bem no meio do círculo polar árctico, na aldeia de Berlevåg, numa pequena comunidade que definha juntamente com a indústria local de filetes (!) existe um grupo de homens barbudos que resiste e que afirma a pés juntos que a melhor coisa que lhes aconteceu foi ir ali parar, e ficar. Para além da neve, do frio, do mar gelado, da cerveja e dos ternurentos desejos sexuais que vão, aqui e ali, exprimindo, o que os prende acima de tudo àquela terra? A música, o coro local! Homens feitos, viúvos, separados, mesmo muito velhos alguns (um já tinha mesmo assistido à morte de um grupo coral inteiro...), ex-drogados, recém-casados, ex(?)-comunistas, casanovas na reforma, todos unidos pela música e cantando, sob a batuta de um maestro em cadeira de rodas, nos locais mais inóspitos e inesperados. Estes são os homens (que mulheres só para cobiçar e assistir) que Knut Erik Jensen filmou em 2000 e com quem eu, em 2007, me diverti hoje à tarde. É isto (também) a globalização. É isto a massificação dos suportes e das maquinarias e dos circuitos culturais. E isso é bom. É bom estar no cinema Londres a consumir um pouquinho de Berlevåg.

Heftig og begeistret (Cool and Crazy), Knut Erik Jensen, 2000.















E tudo isto me faz recordar o meu amigo Mattis. Será que ele por aqui passa? Espero que esteja tudo bem com ele lá pelos states.

1 comentário:

aquelabruxa disse...

na áustria, em kleinkirchheim (se não me engano na soletração), eu e o bounty fomos buscar galinha para a festa de aniversário do pai dele a um restaurante, e no bar estava um grupo de pessoas normais a beber coisas, quando sem mais nem menos começaram todos a cantar em coro, super afinadinhos, uma qualquer canção tradicional. lindo!
isso e uma vez em que entrei no nove na estrela, à noite, e nos bancos de trás um grupo de jovens pretos também começou a cantar em coro, muito afinadinhos, uma música estilo MTV soul romântica. e o autocarro iluminado seguiu caminho na noite, com o coro afinado na rectaguarda e eu a sorrir de mim para mim :)