quinta-feira, julho 26, 2007

Pan-Americanos 2007

Ontem à tarde foi a vez de mais uma sessão de Pan-Americanos 2007. E que sessão! Partida às 15:00 e regresso pelas 21:00, numa verdadeira excursão ao Engenhão (o novíssimo e belíssimo estádio olímpico do Rio de Janeiro). Cinco adultos e seis crianças de metrô e trem pelos subúrbios até Engenho de Dentro e aí rumo a umas quantas horas de Atletismo.
Pois, Atletismo. Eu até nem dava um chuto pela modalidade, fui mais pelo passeio, mas vim de lá feliz como uma criança. Bem, na realidade, as crianças não estavam assim tão felizes... Os adultos sim. Ontem percebi o porquê do Atletismo ser considerada a modalidade forte dos Jogos Olímpicos e similares. É emoção garantida e, desta feita, acrescida visto o Brasil estar a jogar em casa e ter uma torcida reconhecidamente alegre. Levou mesmo dois ouros ontem à tarde (ver e ouvir o hino nacional na cerimónia dos 1500 metros já aqui em baixo).



Ficámos nuns lugares pura e simplesmente geniais (mesmo em cima da meta) e tivémos direito a 200, 400 e 1500m femininos e masculinos, com e sem barreiras, salto em comprimento (o outro ouro brasileiro), lançamento do martelo (o desprezo geral por esta modalidade é assustador...) e, para mim a crème de la crème, o salto em altura. Sempre me fascinou a modalidade e ontem poder acompanhar uma final feminina foi muito entusiasmante. Ir vendo a fasquia subir gradualmente, ver as atletas com as melhores marcas em compasso de espera enquanto as mais fracas vão trabalhando, ver umas sair de prova e ver as que lutam pelas medalhas sobressair, enfim, assistir a todo um trabalho e a toda uma estratégia (que sempre me escapou na televisão) foi do caraças. Desde o primeiro momento, escolhi a canadiana Forrester (alta, esguia, linda) como minha favorita, mas acabou por ser a mexicana Rifka (genial mexicana!) a levar o ouro deixando para Forrester a prata. Sempre de pé, binóculos em riste, vivi um pouco da emoção olímpica. Valeu!

Estive tão embrenhado no salto em altura que nem me lembrei de filmar um ou outro salto... Pena. Mas aqui ficam os 400m barreiras masculinos.

Sem comentários: