domingo, outubro 29, 2006

Estufa Fria

Fui ontem mostrar à minha filha a Estufa Fria. Se têm filhos, vão lá. Se não têm, vão na mesma. Se têm filhos, reconhecem e deliciam-se com o deslumbramento que salta dos olhos deles. Se não têm, deliciam-se com o porteiro e com o bilhete...



Tarde maravilhosa a ali passada por nós!

Arrrrrrgggghhghhh....

Perdemos. Cruelmente. Dor tamanha. C'est la vie...
No entanto, há que tirar o chapéu aos jogadores e à equipa de arbitragem. Ficou ontem provado que é possível jogar futebol civilizado neste país. É só haver vontade e bom senso. Os meus parabéns aos jogadores e árbitros, pois estiveram ao mais alto nível (e ainda há uma semana atrás a minha escrita era outra...).

Infelizmente, o mesmo já não se pode dizer da massa associativa do FCP. Que triste espectáculo aquelas várias dezenas de milhar de pessoas a insultar, de pé, o clube visitante! Uma coisa é mandar umas bocas (mesmo que insultuosas) de vez em quando, mas fazer disso banda sonora de um jogo é vergonhoso. Celebrar a vitória do nosso clube enxovalhando o outro é desonesto. E não me digam que quando vão à Luz se passa o mesmo, porque não se passa. Eu estou lá e sei, vejo e oiço que não. Lamentável.

terça-feira, outubro 24, 2006

From the sixties... (# 2)

Mas o que os mesmos holandeses tinham e não ostentavam era uma colecção de livros de bolso editados e concebidos pelo notável artista gráfico holandês Dick Bruna. Acredito que para eles a placa da Sumol fosse mais typical, parte do folclore local, mas os livros (e as capas) do Dick Bruna mereciam mais do que uma estante escondida num canto. Aqui ficam algumas.


Os Três Coveiros Brincalhões (1961).

Carpas com Arsénico (1963).


Três Gotas de Whisky (1965).


A. W. Bruna e Filho, Utrecht.
Colecção Zarte Beertjes (Ursinhos Pretos).

From the sixties... (# 1)

Algures no Alentejo profundo, uns holandeses resgataram esta placa publicitária da morte certa e ostentam-na na parede (de onde não devia ter saído nunca). Na realidade, o anúncio não é grande coisa, mas os pormenores são deliciosos.






segunda-feira, outubro 23, 2006

Só neste país...

Há já muitos anos que o Sérgio Godinho não me diz nada de novo. Mas acabo de ouvir uma passagem de uma canção, de um suposto novo álbum dele, que me parece notável.
«Só neste país/ é que se diz/ "só neste país".»
Pois...

domingo, outubro 22, 2006

Kz

Muito interessante o documentário de Rex Bloomstein, realizado em 2005, exibido hoje à tarde na Culturgest no âmbito do doclisboa 2006. Filmado na cidade austríaca de Mauthausen e, em particular, no hoje museu, outrora campo de concentração, de Mauthausen, este docu-mentário leva-nos a questionar as políticas de preservação da memória do Holocausto. Desde o stress aberrante a que estão sujeitos os guias (que horas a fio, dias a fio, anos a fio, têm de descrever os processos e as estatísticas dos horrores ali cometidos) até à adrenalina mórbida que leva milhares e milhares de cidadãos de todo o mundo a ali se deslo-carem de modo a espiarem sabe-se lá o quê, passando pela negação demente da realidade recente (sim, ainda só passaram 60 anos...) por parte de certos habitantes da aldeia, o documentário aborda corajo-samente as várias vertentes que a questão assume.
A ver, sem dúvida alguma!

Arrrrrrgggghhghhh....

Acabou agora mesmo o jogo SLBxEstrela da Amadora. Viram? Como podem alguns não querer ver que a arbitragem tem mesmo de mudar? E como posso eu aceitar que ela não muda... e que vai dando tristes espectáculos como o de hoje?
Atenção, queixo-me não de resultados martelados, pontos roubados ou injustiças evidentes, mas apenas e somente do mau espectáculo. Queixo-me de um jogo que poderia ter sido agradável de ver e que não o foi. E tudo porque 3 tipos (e devia dizer 4, pois amanhã o observador vai dar boa nota... não vai?) sem qualidade não o permitiram.

Ideia n.º 1

O blog não como meio de autopromoção, mas sim como meio de auto-ajuda.

Para mim que sou tão crítico disto tudo (a blogosfera, a pretensa partilha, a gulliblização) acho que só me faz falta mesmo é mergulhar... Sair do nicho confortável (ou nem tanto...) e expor-me ao ridículo, tal como faz a comunidade. Dar sentido à Percepção da Unidade.

sábado, outubro 21, 2006

Como sou novato nestas andanças demorou algum tempo, mas aqui está a banda sonora que este momento solene exige.










We're a fucking triumphant band! (Pelican)

sexta-feira, outubro 20, 2006

E assim, com este propósito, nasce um blog!
E logo dia 20 de Outubro, dia em que Anauel se encontra de serviço...

Anauel exorta

Eu recebi a incumbência de transformar o Ouro em Luz
e escolhi-te a ti para financiares
o grande empreendimento da espiritualidade.
Os valores morais não podem exprimir-se
sem um quadro adequado.
O Amor de Deus é um sentimento estéril
se for impossível comunicá-lo,
transmiti-lo a todos,
e em ti eu coloquei os meios
para esta obra poder realizar-se.
Sobretudo, Peregrino,
não te tomes por proprietário das tuas riquezas.
Tu és um simples depositário deste Ouro,
que deves pôr à disposição
dos que to pedirão em nome de Deus.
Graças à tua acção,
os povos poderão abrir os olhos e ver.
Numerosos serão os que poderão contemplar,
graças a ti,
o esplendor da sua própria entidade humana.

FIAT LUX !